Mundo

Caos na Europa: o que se sabe sobre o apagão que atinge Portugal, Espanha e outras partes do continente

O governo português não descarta a hipótese de um ciberataque

Caos na Europa: o que se sabe sobre o apagão que atinge Portugal, Espanha e outras partes do continente
Caos na Europa: o que se sabe sobre o apagão que atinge Portugal, Espanha e outras partes do continente
Caos nas ruas de Lisboa: falta de energia deixa a cidade sem semáforos – Foto: Reprodução/X
Apoie Siga-nos no

Pelo menos 50 milhões de pessoas são diretamente afetadas por um apagão que atinge Portugal, Espanha e partes da França e da Alemanha nesta segunda-feira 28. Outros países europeus e do norte da África também podem ter consequências diretas do episódio.

O fornecimento de energia foi interrompido por volta das 12h30 da Espanha, 11h30 em Portugal (7h30 em Brasília). A operadora Red Elétrica, responsável pelo sistema de energia na Espanha, afirma que há um “problema europeu mais amplo” e que pode levar até 10 horas para que o serviço seja completamente restabelecido.

Os governos dos países afetados tentam descobrir as causas do apagão. Em Portugal, não foi descartado ciberataque. Em entrevista ao canal televisivo RTP 3, o ministro da Coesão Territorial reconheceu a possibilidade, mas disse que a informação não está confirmada. A União Europeia, por sua vez, diz que “não há nenhum indício” desse tipo de ataque.

Autoridades da União Europeia estão em contato com os governos de Portugal e Espanha em busca de respostas e oferecendo apoio para restabelecimento da energia. Os cortes impactam regiões específicas de outros países, que não vivem o problema generalizado pelo qual passam os ibéricos.

Enquanto isso, as consequências são sentidas por moradores das cidades e visitantes, especialmente na Península Ibérica. O aeroporto de Lisboa, principal porta de entrada em Portugal, tem dezenas de voos cancelados – vários deles, de e para o Brasil. Em terminais de outras cidades, como Porto e Madri, os números de cancelamentos são menores, mas há muitos atrasos.

Ainda na capital portuguesa, o metrô teve a circulação completamente interrompida. Estações foram fechadas e, segundo a imprensa local, pessoas ficaram presas dentro de vagões que estavam circulando no momento em que houve o corte no fornecimento de energia.

O jornal Correio da Manhã, um dos principais veículos da imprensa portuguesa, noticia que a capital do país tem lojas, supermercados, farmácias e agências bancárias fechadas. Universidades e escolas suspenderam as aulas. Com os semáforos desligados, há caos na circulação de veículos.

As informações ainda são desencontradas, já que os sinais de telefonia celular e internet também foram atingidos. Não está descartado que outros países estejam sofrendo as consequências da interrupção do fornecimento.

Com informações da DW e da AFP.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo