Mundo
Putin anuncia trégua na Ucrânia de 8 a 10 de maio
O período marca a celebração dos 80 anos da vitória dos russos sobre a Alemanha nazista


O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou uma trégua na Ucrânia de 8 a 10 de maio, período que marca o 80º aniversário da vitória da Rússia sobre a Alemanha nazista, mas disse que Moscou responderá se Kiev violar o cessar-fogo.
“O lado russo anuncia um cessar-fogo da meia-noite de 7 para 8 de maio até a meia-noite de 10 para 11 de maio”, afirmou o Kremlin em um comunicado.
“Caso o lado ucraniano viole o cessar-fogo, as Forças Armadas russas responderão de forma adequada e eficaz”, acrescentou.
O Kremlin reiterou que a Rússia está disposta a iniciar “negociações de paz sem condições prévias”.
Putin já havia anunciado uma trégua de 19 a 20 de abril, durante a Páscoa, mas os dois lados trocaram acusações de violação da pausa.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Rússia condiciona negociações de paz ao reconhecimento internacional das regiões anexadas na Ucrânia
Por CartaCapital
Ucrânia e Rússia trocam acusações sobre bombardeio na região russa de Kursk
Por AFP