‘Se não dialogarmos com a sociedade, Tarcísio se tornará um mal inevitável’
Em entrevista a Caio César e André Lucena, a deputada estadual comenta os desafios, traça cenários para 2026 e avalia erros e acertos do campo progressista
As eleições de 2026 se aproximam. De um lado, o campo progressista vê no presidente Lula (PT) o caminho para seguir no poder. De outro, à direita e à extrema-direita, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) desponta como principal rival sem Jair Bolsonaro nas urnas. Na oposição paulista, a deputada estadual Thainara Faria (PT-SP), de 29 anos, assume a liderança da minoria na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), com a missão de coordenar a atuação da oposição em um Legislativo dominado pela base do governo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.