A luta de Glauber pelo mandato e contra um ‘vilão’ oculto

No ‘Poder em Pauta’ da semana, o repórter André Barrocal entrevista o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ)

O deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) encerrou a greve de fome após um aceno do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), de que seu processo de cassação não chegará logo ao plenário. A pausa permitiu ao psolista recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) contra a decisão do Conselho de Ética de cassá-lo, mas o deputado teve uma surpresa. A CCJ pisou no acelerador e, em dois dias, preparou um parecer contrário ao recurso. O texto irá a votação na comissão em 29 ou 30 de abril. No dia da apresentação do relatório do deputado Alex Manente (Cidadania-SP), Glauber defendeu-se e, mais uma vez, apontou o dedo para aquele que considera o vilão oculto por trás de seu calvário: Arthur Lira (PP-AL), ex-presidente da Câmara, a quem ele acusado de mau uso de verbas de emendas parlamentares. Sobre esses assuntos, o repórter André Barrocal entrevista Glauber Braga

Cacá Melo

Cacá Melo
Produtor audiovisual em CartaCapital

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.