Política
MPF pede esclarecimentos sobre emenda que teria sido destinada como ‘presente de noivado’
O repasse de 1,3 milhão de reais foi anunciado pela presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz do Sul, Nicole Weber (Podemos-RS)


O Ministério Público Federal requisitou esclarecimentos à presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz do Sul, Nicole Weber (Podemos-RS), que declarou em suas redes sociais ter conseguido o repasse de 1,3 milhão de reais em emendas parlamentares como um “presente” do deputado federal Covatti Filho (PP-RS), que é seu noivo.
A vereadora afirmou na postagem que o valor será destinado à modernização da rede elétrica da ala São Francisco do Hospital Santa Cruz, que atende a moradores do município e de cidades vizinhas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Corri para o meu deputado federal, expliquei a situação, e de pronto, entendendo comigo que essa é a maior necessidade na saúde em Santa Cruz nesse momento, então Covatti Filho decidiu enviar para o HSC a emenda parlamentar “, disse a parlamentar ao anunciar os recursos.
O procurador da República Celso Tres, que assina o documento enviado à vereadora, informa que o MPF acompanha, em todo o país, o recebimento de emendas parlamentares individuais impositivas sem finalidade definida, as chamadas pix, por orientação da 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, especializada no combate à corrupção.
Também foi encaminhada para o conhecimento de Nicole uma cópia da recomendação feita pelo MPF, em fevereiro deste ano, ao prefeito de Santa Cruz do Sul, Sérgio Ivan Moraes (PL), solicitando providências no sentido de garantir maior transparência no acompanhamento da aplicação das “emendas pix” destinadas ao município, em 2024.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Juscelino Filho pede demissão após denúncia da PGR por desvio de emendas
Por Wendal Carmo
‘Emendas Pix’: estados e municípios só prestam contas de 14% das verbas enviadas por parlamentares
Por CartaCapital