CartaExpressa

Câmara aprova urgência para projeto sobre critérios de repasses da Lei Aldir Blanc

Proposta poderá ser votada diretamente no Plenário

Câmara aprova urgência para projeto sobre critérios de repasses da Lei Aldir Blanc
Câmara aprova urgência para projeto sobre critérios de repasses da Lei Aldir Blanc
Plenário da Câmara dos Deputados. Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira 23 a urgência ao projeto que altera a Lei Aldir Blanc para fixar em até 3 bilhões de reais os repasses anuais conforme a execução das políticas da área pelos estados e municípios. O texto, de autoria do líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), é igual ao da Medida Provisória que tem validade até 1º de maio.

“Está em cima, sob pena de evitar a execução do programa na ponta. Por isso votamos em requerimento de urgência”, afirmou o presidente da Câmara, Hugo Motta, em resposta aos questionamentos de deputados da oposição sobre a análise da proposta.

“Se deixássemos para votar a urgência na semana que vem, estaríamos quebrando o protocolo de não conhecer o relatório com uma semana de previsibilidade”, disse. Os projetos com urgência podem ser votados diretamente no Plenário, sem passar antes pelas comissões da Câmara.

Hoje, a Lei Aldir Blanc fixa em exatos 3 bilhões de reais a entrega anual aos estados e municípios para aplicação em cultura. Fica assegurada a preservação integral dos recursos destinados ao setor nos entes federativos no total de 15 bilhões de reais a partir de 2023, em um período de cinco anos.

(Com informações da Agência Câmara).

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo