Mundo
Conclave terá 135 cardeais, média de 70 anos e menos europeus
Em 2013, durante o conclave que levou à eleição do papa Francisco, 60 dos 115 cardeais eram europeus, ou 52%. Agora, são 39%
Um total de 135 cardeais, com idade média de 70 anos e a maioria deles nomeada pelo papa Francisco, se reunirão em conclave para eleger o próximo pontífice. A representação europeia ainda domina, mas menos do que na última eleição.
Como o limite de idade para a convocação ao conclave é 80 anos, 117 cardeais não participarão da eleição do próximo líder da Igreja Católica, marcada para o início de maio.
Entre os cardeais eleitores, os do Velho Continente serão os mais numerosos na Capela Sistina, com 53 representantes, ou 39%.
Em 2013, durante o conclave que levou à eleição do papa Francisco, 60 dos 115 cardeais eram europeus, ou 52%.
Após os cardeais europeus deste ano, seguem-se os da Ásia (23), das Américas do Sul e Central (21), da África (18), da América do Norte (16) e da Oceania (4), segundo a Santa Sé.
A Itália será novamente o país mais representado nas deliberações, com 17 participantes, embora esse número seja menor do que os 28 de 2013.
Estados Unidos (10) e Brasil (7) completam o pódio dos países com mais cardeais participantes do conclave. França e Espanha têm cinco cada.
A Argentina, país natal de Francisco, terá quatro representantes, assim como Canadá, Índia, Polônia e Portugal.
A Costa do Marfim, com dois cardeais eleitores, será o único país africano com mais de um cardeal no conclave.
Jerusalém será adicionada à lista de 70 países representados, uma cidade representada pelo patriarca latino da Cidade Santa, Pierbattista Pizzaballa, que completou 60 anos na segunda-feira.
A idade média exata do conclave é de 70 anos e 4 meses.
Atualmente, seu decano é Carlos Osoro Sierra, nomeado arcebispo de Madri (Espanha) em 2014 pelo papa Francisco. Ele fará 80 anos em 16 de maio.
O membro mais jovem do conclave é o arcebispo de Melbourne (Austrália), Mykola Bychok, de 45 anos, elevado à púrpura de cardeal em dezembro.
Dos 135 cardeais convocados para o conclave, 108 foram nomeados pelo papa Francisco: 40 na Europa, 20 na Ásia, 19 na América Central e do Sul, 15 na África, 10 na América do Norte e 4 na Oceania. Bento XVI nomeou 22 e João Paulo II cinco.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
‘Conclave’, ‘Dois Papas’, ‘Amém’: quando o Vaticano inspira o cinema
Por AFP
Saiba quem são os cardeais mais destacados para o conclave que elegerá o próximo papa
Por AFP
Lula, Trump, Milei e mais: os líderes que confirmaram presença no velório do papa Francisco
Por CartaCapital



