Mundo
Putin ordena cessar-fogo na Ucrânia durante a Páscoa
Putin espera que a Ucrânia honre a trégua, mas ordenou que os militares preparem as tropas russas para revidar qualquer ataque neste período


O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou um cessar-fogo na Ucrânia por ocasião da Páscoa, a partir da tarde deste sábado 19 e até meia-noite de domingo, e pediu a Kiev que respeite a trégua.
“Hoje, das 18h00 (12h00 de Brasília) até a meia-noite de domingo (18h00 de Brasília), a parte russa declara uma trégua de Páscoa”, declarou Putin durante uma reunião com o comandante do Estado-Maior russo, Valeri Guerasimov. “Com base em considerações humanitárias, o lado russo anuncia uma trégua de Páscoa. Ordeno a suspensão de todas as atividades militares durante este período”, destacou.
Putin afirmou esperar que a Ucrânia honre a trégua, mas ordenou que os militares preparem as tropas russas para revidar qualquer ataque de Kiev neste período.
No último domingo 13, a Rússia realizou um ataque a mísseis no centro da cidade de Sumy, no nordeste da Ucrânia. O ataque deixou pelo menos 21 mortos e mais de 80 feridos.
Sumy está localizada perto da fronteira russa e recentemente tem sido alvo de ataques repetidos, especialmente desde que Moscou repeliu grande parte das tropas ucranianas da região russa de Kursk.
O ataque ocorreu “em um dia em que as pessoas vão à igreja: Domingo de Ramos (…). Só uns canalhas conseguem fazer isso”, reagiu o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, que pouco antes tinha relatado “dezenas de mortos e feridos”.
(Com informações da AFP)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.