CartaExpressa
Mauro Vieira vai conversar com Erika Hilton sobre transfobia em visto norte-americano
Chanceler ressaltou, entretanto, que decisão dos EUA é soberana


O chanceler Mauro Vieira disse que vai conversar com a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) a respeito da mudança de gênero no novo visto dos Estados Unidos.
Nesta semana, a parlamentar recebeu um novo visto para o país norte-americano marcado como “masculino”. O anterior, de 2023, indicava o gênero feminino. A mudança acontece em razão da nova política do governo Donald Trump sobre o tema.
A deputada acusou o governo republicano de transfobia e disse que vai acionar a Organização das Nações Unidas (ONU).
Vieira, por sua vez, disse que vai ouvir a parlamentar sobre a queixa, mas fez questão de frisar que a decisão é soberana dos EUA.
“Isso [a mudança] é uma decisão soberana dos Estados Unidos e é a aplicação da lei americana, mas vamos conversar”, disse Vieira em entrevista à CNN nesta sexta-feira 18.
Hilton tinha uma viagem marcada aos EUA para participar da Brazil Conference, mas teve que desistir da viagem.
“Sou registrada como mulher inclusive na certidão de nascimento”, disse Hilton. “Ou seja, estão ignorando documentos oficiais de outras nações soberanas, até mesmo de uma representante diplomática”, afirmou a parlamentar.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Após Erika Hilton, Duda Salabert relata transfobia ao pedir visto para os EUA
Por CartaCapital
Governo Trump recorre de decisão que suspende proibição de pessoas trans no Exército
Por AFP