Do Micro Ao Macro

Governo propõe TAC para evitar preços abusivos na hospedagem durante a COP30

Medida preventiva quer garantir equilíbrio nas tarifas em Belém e ampliar o acesso à conferência climática

Governo propõe TAC para evitar preços abusivos na hospedagem durante a COP30
Governo propõe TAC para evitar preços abusivos na hospedagem durante a COP30
Mercado Ver-o-Peso, em Belém (PA), cidade que vai receber a COP30
Apoie Siga-nos no

O governo federal propôs a assinatura de um termo de ajustamento de conduta (TAC) com o setor de hospedagem de Belém para assegurar que os preços praticados durante a COP30 estejam dentro de parâmetros equilibrados e acessíveis.

A medida tem caráter preventivo e visa evitar a cobrança de tarifas abusivas em hotéis e plataformas de hospedagem durante a conferência, marcada para novembro de 2025.

A decisão foi tomada nesta quarta-feira (16), em reunião entre representantes do governo e lideranças do setor hoteleiro. O encontro foi conduzido pelo Ministério do Turismo e pela Secretaria Extraordinária para a COP30 da Casa Civil, com a presença dos ministros Rui Costa e Celso Sabino.

Belém quer garantir boa recepção e imagem duradoura

A cidade será sede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, e deve receber milhares de visitantes, entre chefes de Estado, delegações internacionais, jornalistas e representantes da sociedade civil.

O objetivo do acordo é permitir que todas as partes essenciais ao debate climático possam participar do evento, sem obstáculos provocados por elevações excessivas nos preços de hospedagem.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacou a importância de que Belém mantenha uma imagem positiva como destino turístico após a realização da conferência.

Segundo ele, preços exagerados podem comprometer a experiência de países com menos recursos. “Queremos receber a todos e dar condições de que todos venham participar da COP30 e retornem aos seus países com uma boa experiência. Isso é bom para o setor, para Belém e para o Brasil”, afirmou.

Governo promete atuação firme para evitar abusos

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, a proposta do TAC reforça o compromisso do governo em garantir a melhor edição da COP já realizada.

“Tenho dito que vamos realizar a maior e melhor COP de todos os tempos. Mas precisamos buscar equilíbrio nas relações entre todos os envolvidos. O Ministério do Turismo vai utilizar todas as ferramentas disponíveis para equacionar preços e evitar abusos”, declarou.

TAC deve envolver setor público, hotelaria e plataformas digitais

A assinatura do termo contará com a participação do Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), representantes de hotéis e plataformas digitais de hospedagem.

A proposta é que o TAC estabeleça regras claras e transparentes para a política de preços durante o evento, promovendo previsibilidade e responsabilidade por parte do setor.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo