Política

Governo Lula lança cadastro nacional para cães e gatos; entenda a iniciativa

A medida lançada nesta quinta-feira também inclui a implantação de microchips em animais

Governo Lula lança cadastro nacional para cães e gatos; entenda a iniciativa
Governo Lula lança cadastro nacional para cães e gatos; entenda a iniciativa
Lula com seus animais de estimação no Alvorada. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Apoie Siga-nos no

O governo Lula (PT) lança nesta quinta-feira 17 dois programa relacionados aos cuidados com cães e gatos no território nacional: o Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos (ProPatinhas) e o Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos (SinPatinhas).

De acordo com o governo, o ProPatinhas tem como objetivo o controle populacional ético de cães e gatos. Na prática, o programa vai servir para estimular a guarda responsável e combater o abandono de animais e os casos de maus-tratos. 

Uma das ações oferecidas pelo programa é a realização de castração em cães e gatos. Além disso, o ProPatinhas também vai oferecer a implantação de microchips nos animais, de forma a facilitar a identificação. O programa também inclui projetos de formação continuada de gestores públicos.

RG animal

Já o Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos (SinPatinhas) visa coletar informações sobre animais domésticos para serem centralizadas em uma base de dados. A ideia é ofertar, após a coleta de dados, um RG Animal, que será uma carteirinha com número de identificação único e válido em todo o País.

O documento terá um QR Code que poderá ser fixado na coleira do animal. A ideia principal é que, em caso de perda, qualquer pessoa consiga localizar o tutor e auxiliar o cão ou gato a voltar para casa.

Tutores, ONGs, estados e municípios poderão cadastrar animais sob sua responsabilidade. Para isso, os interessados devem acessar o sistema Gov.br e registrar os cães e gatos. O procedimento de cadastro e emissão do documento é gratuito.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo