Política
Urgência da anistia a golpistas: veja a divisão das assinaturas por partidos
Legendas com presença na Esplanada dos Ministérios endossaram a obsessão bolsonarista
O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), protocolou nesta segunda-feira 14 o requerimento de urgência do projeto de lei que anistia golpistas envolvidos no 8 de Janeiro.
Se a Casa aprovar a urgência, a matéria tramitará com mais velocidade: chegará diretamente ao plenário, sem ter de passar pelas comissões temáticas. Seria uma vitória do bolsonarismo, mas cabe ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidir se pautará o requerimento.
Cinco legendas com ministérios no governo Lula (PT) respondem por 146 das 262 assinaturas reunidas por Sóstenes: União Brasil, PP, PSD, Republicanos e MDB.
Confira a divisão das assinaturas por partido:
- União Brasil – 40 deputados
- PP – 35
- PSD – 23
- Republicanos – 28
- MDB – 20
- PL– 90
- Avante – 4
- Podemos – 9
- PSDB– 5
- Cidadania – 3
- Novo – 4
- PRD– 3
A soma dos signatários chega a 264, mas duas assinaturas foram invalidadas.
O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), afirmou que o protocolo do requerimento de urgência não garante a tramitação do PL da Anistia. Ele disse haver mais de mil pedidos na fila.
Já o líder do PT, Lindbergh Farias (RJ), divulgou uma nota na qual a bancada declarou ter certeza de que Hugo Motta não levará a urgência ao plenário. “Desde que ele assumiu, só tem pautado em urgência projetos de consenso entre os líderes.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Com Gleisi e Messias à frente, negociação sobre penas do 8/1 expõe tensões no governo
Por Vinícius Nunes
Quem são os deputados do PL que não assinaram a urgência da anistia aos golpistas
Por Wendal Carmo
Líder do PT reclama de partidos da base que apoiam projeto da anistia: ‘não é razoável’
Por CartaCapital



