Sociedade

Padre Júlio Lancellotti processa vereadora paulista por associá-lo a ‘assistencialismo midiático’

Em entrevista dada no final de 2024, Janaina Ballaris (União Brasil) fez críticas ao pároco, dizendo que ele faria política usando ‘manta religiosa’

Padre Júlio Lancellotti processa vereadora paulista por associá-lo a ‘assistencialismo midiático’
Padre Júlio Lancellotti processa vereadora paulista por associá-lo a ‘assistencialismo midiático’
O padre Júlio Lancellotti. Foto: Reprodução/TV Brasil.
Apoie Siga-nos no

O padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Povo de Rua de São Paulo, acionou a Justiça contra a vereadora Janaina Ballaris (União Brasil), de Praia Grande (SP), por calúnia de difamação.

A medida é resposta a uma entrevista da parlamentar à rádio CBN em dezembro de 2024, com referências a vídeo compartilhado pelo pároco. Na publicação, padre Júlio mostra imagens em que a vereadora orienta moradores a não alimentarem ou darem dinheiro a pessoas em situação de rua.

No processo, padre Júlio cobra 30 mil reais de indenização por danos morais, argumentando que a parlamentar, no vídeo em questão, o associou a “assistencialismo midiático” na entrevista à CBN.

“Eu acho que dar assistência é diferente de assistencialismo. O assistencialismo é fazer o que o padre faz, que é louvável, dar comida, mas dar assistência é você encaminhar”, disse Janaina. “O assistencialismo é fácil, você faz bonito para todo mundo ver”, afirmou. Para ela, Lancellotti estaria fazendo política revestido de uma “manta religiosa” como autoridade.

A defesa do padre Júlio diz que Janaina teria desmerecido a sua atuação religiosa. No vídeo, a vereadora indica que o padre receberia recursos do governo.

“Esse compartilhamento, além de dar amplitude às acusações, dá a entender que o autor [padre Júlio] comete crime, maculando ainda mais a honra do autor perante a comunidade e fomentando comentários negativos ao redor de seu nome”, diz a defesa.

Janaina, por sua vez, diz que o padre Júlio teria interpretado o seu comentário de forma equivocada. “Apenas e tão somente expressei a minha singela opinião sobre pessoas em situação de rua. Ele compartilhou meu vídeo fora de contexto e com isso sofri cancelamento nas redes sociais”, diz a vereadora. Ela alega que chegou a procurar Lancellotti na igreja para conversar a respeito do caso, mas não teve sucesso.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo