Trump vs. Xi: Quem vai recuar primeiro?
Rafael Ioris comenta os mais recentes capítulos da guerra comercial
As tarifas adicionais aplicadas pelos Estados Unidos aos produtos chineses agora chegam a 145%, de acordo com um decreto da Casa Branca publicado nesta quinta-feira 10. Trata-se apenas do mais recente capítulo na disputa comercial entre o governo Trump e a China. Entretanto, para entender como o governo norte-americano, historicamente defensor do livre comércio, passou a apostar em tarifas e políticas protecionistas para defender seus interesses, é necessário olhar para a história dos partidos Democrata e Republicano desde os anos 1970. Saiba mais na análise do professor Rafael Ioris.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



