Educação
Menos de 1% dos cursos a distância atingem nota máxima em avaliação do MEC
Quase todos os cursos de graduação analisados possuem modalidade EaD, exceto engenharia florestal, medicina e odontologia


Apenas seis dos mais de 690 cursos na modalidade de educação à distância obtiveram nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o Enade, de 2023 – o número equivale a 0,9% do total dos cursos EaD. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação nesta sexta-feira 11.
A maioria (512) ficou na categoria insatisfatórios, que abrange as notas/conceitos 2 e 3. Foram 56 cursos que se enquadraram na faixa “satisfatória”. Cerca de 46 receberam a nota 1 e ficaram enquadrados na categoria “pior”.
A pontuação máxima foi atingida por 492 formações presenciais.
A análise considera satisfatórios os cursos que conseguem notas 4 e 5. Ao todo, 3.888 cursos atingiram a meta, mas apenas 100 deles eram cursos à distância.
Considerando também os cursos com nota 4, as formações presenciais consideradas satisfatórias somam 3.788. Ou seja, 41,5% de cursos presenciais avaliados pelo Enade 2023 conseguiram um desempenho satisfatório.
Já quando se leva em conta a categoria administrativa dos cursos com um bom desempenho, mais de 54% dos presenciais com nota máxima são oferecidos em instituições públicas, de âmbitos estadual ou federal. Por outro lado, todas as formações EaD que conseguiram a nota 5 são ofertados por instituições privadas com ou sem fins lucrativos.
O Enade 2023 avaliou 9.812 cursos. A avaliação é obrigatória aos alunos do último ano de cursos de graduação e mede os aspectos da formação geral e específica dos estudantes.
Quase todos os cursos de graduação analisados possuem modalidade EaD, exceto engenharia florestal, medicina e odontologia.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Enade: inscritos devem responder questionários até 23h59 de hoje
Por Agência Brasil
MEC divulga resultado da primeira chamada do Pé-de-Meia Licenciaturas
Por Agência Brasil