Política

Quaquá anuncia que será candidato à presidência do PT

O principal concorrente de Quaquá deve ser o ex-ministro de Dilma Rousseff e ex-prefeito de Araraquara (SP) Edinho Silva

Quaquá anuncia que será candidato à presidência do PT
Quaquá anuncia que será candidato à presidência do PT
O prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá (PT). Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá, anunciou nesta quinta-feira 10 que vai entrar na disputa pela presidência do PT. O lançamento oficial da candidatura que se opõe ao principal candidato da corrente da legenda que também faz parte, a Construindo um Novo Brasil (CNB), deve acontecer no dia 13 de maio.

Quaquá justificou a candidatura afirmando que acredita que o PT precisa ter um presidente “com origem e base popular, que saiba negociar e ampliar na política para o centro, mas não perca o ideário de esquerda e nem o compromisso popular”.

O principal concorrente de Quaquá deve ser o ex-ministro de Dilma Rousseff Edinho Silva. O ex-prefeito de Araraquara (SP) é visto como o candidato do presidente Lula.

O atual prefeito de Maricá, entretanto, tem críticas ao correligionário e afirma que o novo presidente da sigla deve saber “negociar com a elite brasileira e construir um plataforma a de desenvolvimento sem se render”, disse. “Eu não vejo no sapato escovado e no cabelo engomado do Edinho, derrotado em Araraquara, capacidade pra isso”, afirmou a CartaCapital.

“Estou me lançando candidato pra fazer o debate de reestruturação e do futuro do PT”, concluiu o fluminense.

Além de Quaquá e Edinho, completam a disputa o deputado federal paulista Rui Falcão (SP), o secretário de Relações Internacionais da sigla, Romênio Pereira, e o líder da corrente Articulação de Esquerda, Valter Pomar.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo