Mundo

Queda de helicóptero no rio Hudson, em Nova York, deixa 6 mortos

Segundo o prefeito Eric Adams, uma família de turistas espanhóis estava a bordo do Bell 206

Queda de helicóptero no rio Hudson, em Nova York, deixa 6 mortos
Queda de helicóptero no rio Hudson, em Nova York, deixa 6 mortos
Queda de helicóptero no rio Hudson, em NY, deixa seis mortos em 10 de abril de 2025. Foto: Leonardo Munoz/AFP
Apoie Siga-nos no

Os mortos são membros de uma família de espanhóis e o piloto. A polícia está investigando as causas do acidente.

Imagens transmitidas por canais locais de televisão mostraram a rápida queda do helicóptero perto de um píer da cidade de Hoboken, em Nova Jersey, no rio que separa esse estado de Nova York, na altura de Manhattan.

“As seis vítimas foram removidas da água. Infelizmente, as seis foram declaradas mortas”, afirmou o prefeito Eric Adams à imprensa.

Quatro delas morreram “no local e outras duas foram levadas para hospitais da região, onde lamentavelmente sucumbiram aos ferimentos”, detalhou a chefe da polícia de Nova York, Jessica Tisch.

Imagens da AFP mostram os esquis de aterrissagem do helicóptero saindo da água ao lado de um barco do corpo de engenheiros do Exército, perto da West Side Highway de Manhattan.

Uma testemunha disse ao canal NBC4 que o helicóptero perdeu sua hélice antes de cair, enquanto vídeos que circularam nas redes sociais mostram a queda livre do aparelho.

Unidades da polícia de Nova York e de Nova Jersey foram deslocadas para o local junto com embarcações dos bombeiros.

O helicóptero Bell 206 decolou às 14h59 locais (15h59 em Brasília) de um heliponto no sul da ilha de Manhattan, mas, depois de alguns minutos de voo, perdeu o controle e caiu no rio, relatou a chefe policial.

Um rio muito movimentado

Constantemente, embarcações navegam no rio Hudson e aeronaves o sobrevoam.

Nova York conta com vários helipontos que ficam junto aos rios Hudson e East, que rodeiam a ilha de Manhattan. De lá decolam e aterrissam todos os dias helicópteros de negócios e turismo.

As torres da cidade sobre a água, com suas vistas impressionantes da estátua da Liberdade e o perfil de Manhattan, são muito populares entre os turistas.

Já houve vários acidentes de helicópteros nesta região.

Em 2018, um helicóptero caiu no rio East deixando cinco mortos e, em 2009, a colisão entre um helicóptero turístico e um avião deixou nove vítimas fatais.

Naquele mesmo ano, um avião da US Airways teve de fazer um pouso de emergência sobre o rio Hudson, com seus 155 passageiros a salvo. O episódio ficou conhecido como “Milagre no Hudson”.

O rio tem 60 metros de profundidade em algumas áreas e uma temperatura média de oito graus Celsius durante esta época do ano.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo