Mundo

Em meio a tarifaço de Trump, UE e Emirados Árabes Unidos anunciam negociação de acordo de livre comércio

O bloco europeu busca cada vez mais diversificar seus parceiros comerciais

Em meio a tarifaço de Trump, UE e Emirados Árabes Unidos anunciam negociação de acordo de livre comércio
Em meio a tarifaço de Trump, UE e Emirados Árabes Unidos anunciam negociação de acordo de livre comércio
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen Foto: Nicolas TUCAT / AFP
Apoie Siga-nos no

A União Europeia e os Emirados Árabes Unidos iniciarão negociações para um acordo de livre comércio, anunciou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, nesta quinta-feira 10.

O presidente da nação árabe, Mohammed bin Zayed Al Nahyan, “e eu decidimos iniciar negociações para um acordo de livre comércio UE-EAU”, escreveu Von der Leyen no X. “Este acordo aproximará nossas relações bilaterais e contribuirá à prosperidade” das regiões, indicou.

O bloco europeu busca cada vez mais diversificar seus parceiros comerciais, frente a um aliado americano que se tornou cada vez mais imprevisível.

Em meio a uma crise de confiança com os Estados Unidos, a presidente e sua equipe de comissários europeus incentivam esta diversificação para ampliar suas relações comerciais e diplomáticas com novos aliados.

Nos últimos meses, a UE anunciou um acordo comercial reforçado com o México, a retomada das negociações com a Malásia e um acordo com o Mercosul.

Além disso, uma cúpula UE-Ásia Central foi realizada na semana passada em Samarkand, no Uzbequistão, com cinco ex-repúblicas soviéticas, uma forma do bloco europeu se posicionar como uma alternativa à China e à Rússia nesta região.

Ursula von der Leyen também informou que se reuniu nesta quinta-feira com os líderes do Canadá e da Nova Zelândia, dois países com os quais a UE já possui acordos comerciais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo