CartaCapital

assine e leia

Cartas Capitais

Contra todos Na recessão dos anos 1930, os EUA também recorreram ao protecionismo com tarifas elevadas, e isso só agravou a crise. Vamos ver se, daqui a quatro anos, o povo ­norte-americano vai querer continuar a comprar peixe estragado.Georges C. Costaridis A grande mídia desinforma […]

Cartas Capitais
Cartas Capitais
Apoie Siga-nos no

Contra todos
Na recessão dos anos 1930, os EUA também recorreram ao protecionismo com tarifas elevadas, e isso só agravou a crise. Vamos ver se, daqui a quatro anos, o povo ­norte-americano vai querer continuar a comprar peixe estragado.
Georges C. Costaridis

A grande mídia desinforma e não aborda o motivo central do desespero dos bilionários e políticos ­norte-­americanos: a dívida pública dos EUA chegou a 36 trilhões de dólares, enquanto o endividamento global do país ultrapassou a marca dos 100 trilhões. A exasperação cresce diante do avanço dos BRICS, da geopolítica multipolar e da solidez da economia chinesa, que “nada de braçada”.
Antonio Negrão de Sá

Batom na cueca
O 8 de Janeiro fez o País retroceder, atrasando decisões importantes para a nação, pois as instituições tiveram de resistir a uma tentativa de golpe. Essa situação complexa continua a demandar energia desses mesmos órgãos, especialmente o STF e o Congresso. Enquanto o primeiro tenta fazer valer o critério da Justiça, o segundo agora tenta normalizar o erro, agindo por interesses mesquinhos. Como resultado, decisões importantes ficam à deriva, e o povo permanece à espera desse trem que nunca passa.
José Carlos Gama

Selfie da conivência
Chega a ser comovente – para não dizer patético – o esforço da mídia para disfarçar o seu apaixonado apoio a Jair Bolsonaro. Por outro lado, a imprensa não consegue esconder nem disfarçar o ódio visceral a Lula. Nada do que o presidente faz está certo. Fico imaginando o que essa turma fará, daqui até a próxima eleição, para inviabilizar o nome de Lula na corrida presidencial de 2026.
Elisabeto Ribeiro Gonçalves

Sem patrão?
É isso, queridos… Muitos demonizam a CLT, mas depois se queixam da falta de direitos. A vida vai mostrando o quanto o mínimo faz a diferença. Vamos unir forças para buscar esse mínimo aos colegas que trabalham com aplicativos, mas convém sempre lembrar: quem não detém capital nem é dono dos meios de produção não passa de força de trabalho. Quando todo mundo entender esse detalhe, os trabalhadores e trabalhadoras terão seus direitos garantidos.
Claudio Lucas

Macartismo sionista
Informamos que todos os estudantes veteranos do programa San Tiago Dantas têm direito garantido ao curso e que os professores têm conhecimento da inexistência de convênio formal com a Unesp desde 2016 e pouco fizeram para regularizar esta situação. A PUC de São Paulo possui uma graduação robusta em Relações Internacionais e um programa de mestrado bem-sucedido. A mantenedora aguarda que os docentes do curso trabalhem para apresentar um projeto de doutorado à universidade e à Capes.
Assessoria de Comunicação da Fundação São Paulo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

10s