Mundo
Se Goebbels tivesse acesso ao X, os nazistas teriam dominado o mundo, diz Moraes
O ministro do STF esteve à frente de uma reação judicial à rede social do bilionário Elon Musk
O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes afirmou que se o ministro da Propaganda da Alemanha nazista, Joseph Goebbels, estivesse vivo e tivesse acesso ao X, os nazistas conquistariam o mundo.
A declaração consta de uma entrevista à revista New Yorker publicada nesta segunda-feira 7.
No ano passado, Moraes esteve à frente de uma reação judicial ao X, do bilionário Elon Musk. Ele chegou a suspender o funcionamento da rede social no Brasil devido ao descumprimento de ordens do STF, como a obrigatoriedade de ter representação formal no País.
Segundo o ministro, os algoritmos foram aprimorados inicialmente com objetivos econômicos, a fim de atrair consumidores. Não tardou, porém, para perceberem a possibilidade de redirecionar esse potencial em prol da conquista de poder político, afirmou.
“Se Goebbels estivesse vivo e tivesse acesso a X, estaríamos condenados”, resumiu. “Os nazistas teriam conquistado o mundo.”
Moraes declarou que as redes sociais não apenas influenciam as pessoas, mas geram a maior receita publicitária no mundo, o que garante às big techs a força necessária para impactar eleições. Ele é um dos mais enfáticos defensores de uma regulamentação das plataformas digitais.
“Elas querem criar uma nova Companhia das Índias Orientais para controlar o mundo”, disse o ministro. “Elas não querem respeitar a jurisdição de nenhum país porque, na realidade, buscam ser imunes às nações.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
A avaliação de Moraes sobre a chance de Bolsonaro reverter a inelegibilidade
Por CartaCapital
Moraes multa ex-assessor de Bolsonaro em R$ 20 mil por descumprir medida cautelar
Por Wendal Carmo
Moraes multa Allan dos Santos em R$ 15 mil por uso de redes sociais
Por CartaCapital


