Política

A mensagem do cacique Raoni a Lula sobre pesquisar petróleo na Margem Equatorial

A Petrobras defende o estudo do potencial de extração próximo à Foz do Rio Amazonas, mas ainda não recebeu um aval do Ibama

A mensagem do cacique Raoni a Lula sobre pesquisar petróleo na Margem Equatorial
A mensagem do cacique Raoni a Lula sobre pesquisar petróleo na Margem Equatorial
Lula e o cacique Raoni, em 4 de abril de 2025. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Apoie Siga-nos no

O cacique Raoni Metuktire se manifestou contra a possível exploração de petróleo na região conhecida como Margem Equatorial. A Petrobras defende o estudo do potencial de extração próximo à Foz do Rio Amazonas, mas ainda não recebeu um aval do Ibama.

Raoni e o presidente Lula (PT) se encontraram, nesta sexta-feira 4, na Terra Indígena Capoto-Jarina, no Parque Nacional do Xingu, em Mato Grosso.

Na cerimônia, o presidente condecorou o cacique com a Ordem Nacional do Mérito, no grau Grã-Cruz, o mais elevado das cinco ordens.

“Estou sabendo que, na Foz do Amazonas, o senhor está pensando no petróleo que tem debaixo do mar. Eu penso que não. Porque essas coisas, na forma como estão, garantem que a gente tenha um meio ambiente, a terra com menos poluição e menos aquecimento”, afirmou Raoni.

“Eu já tive contato com os espíritos, que sabem dos riscos que a gente tem de continuar trabalhando dessa forma, de destruir e destruir e destruir.”

A declaração, proferida na língua nativa de Raoni, foi traduzida ao português por um intérprete.

A presidenta da Petrobras, Magda Chambriard, disse em 31 de março aguardar a autorização do Ibama para a chamada Avaliação Pré-Operacional na Margem Equatorial ainda em abril.

Essa etapa simula operações no caso de eventuais acidentes, a exemplo de contenção de petróleo vazado e resgate de fauna. Trata-se da última fase do processo de solicitação de licenciamento para a pesquisa exploratória.

Em 2023, o Ibama negou o pedido da Petrobras para perfurações iniciais a cerca de 500 quilômetros da Foz do Amazonas. A empresa recorreu e aguarda uma resposta.

A Bacia da Foz do Amazonas ocupa uma faixa no território marítimo que se estende entre a fronteira do Amapá com a Guiana Francesa até onde a Baía do Marajó.

O bloco exploratório de petróleo e gás natural FZA-M-59, no radar da Petrobras, é parte da Margem Equatorial, que comporta cinco bacias sedimentares: Pará-Maranhão, Barreirinhas, Ceará e Potiguar, além da Foz do Amazonas.

Em fevereiro, Lula afirmou que não deseja fazer uma “loucura ambiental”, mas disse que “ninguém pode proibir” a pesquisa. A exploração, porém, é criticada por ambientalistas, preocupados com possíveis danos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo