CartaExpressa
Por que a Anvisa proibiu suplementos alimentares com ora-pro-nóbis na composição
Segundo a agência, a medida não afeta a comercialização e consumo da planta fresca


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nesta quinta-feira 3, todos os suplementos alimentares que contenham ora-pro-nóbis na composição.
A medida foi adotada, segundo a Anvisa, por falta de autorização para que a planta seja um ingrediente de suplementações.
A agência explicou que, para que um ingrediente específico seja autorizado como suplemento alimentar, é necessário que ele passe por uma avaliação de segurança e eficácia.
“As empresas interessadas em comercializar o produto devem comprovar, de forma científica, que ele é fonte de algum nutriente ou substância de relevância para o corpo humano”, registrou a Anvisa.
Como nenhuma empresa comprovou, ainda, que a planta ora-pro-nóbis, de nome científico pereskia aculeata, possui nutrientes ou benefícios para a suplementação, o órgão optou por proibir a circulação dos produtos.
“Suplementos alimentares não são medicamentos e, por isso, não podem alegar efeitos terapêuticos como tratamento, prevenção ou cura de doenças”, afirma a Anvisa. “Os suplementos são destinados a pessoas saudáveis. Sua finalidade é fornecer nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos em complemento à alimentação”, completa.
A agência ainda esclareceu que a medida adotada nesta quinta não afeta o consumo ou comercialização da planta fresca, utilizada na alimentação cotidiana em diversas regiões do Brasil, em especial nos estados de Goiás e Minas Gerais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Região serrana do Rio tem esquema emergencial para chuva extrema
Por Agência Brasil
Sudeste tem alto risco de chuvas fortes com inundações nesta sexta, alerta Cemaden
Por CartaCapital
Consignado privado passa de R$ 3 bilhões em empréstimos em duas semanas
Por CartaCapital