CartaExpressa

Relator do processo contra Glauber Braga já agrediu jornalista na Câmara

Em 2001, o deputado Paulo Magalhães (PSD-BA) deu socos e chutes no autor de um livro de denúncias contra Antonio Carlos Magalhães, tio do parlamentar

Relator do processo contra Glauber Braga já agrediu jornalista na Câmara
Relator do processo contra Glauber Braga já agrediu jornalista na Câmara
O deputado federal Paulo Magalhães. Foto Lula Marques/ Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O processo que pode levar o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) à perda do mandato por agressão tem relatoria de um deputado que protagonizou situação semelhante. Paulo Magalhães (PSD-BA) foi flagrado agredindo um jornalista.

O caso envolvendo Magalhães aconteceu em 2001. O deputado baiano é sobrinho do ex-governador e ex-senador baiano Antônio Carlos Magalhães (morto em 2007). O jornalista agredido, Maneca Muniz, estava em Brasília para o lançamento de um livro-denúncia contra ACM, como era conhecido o tio do deputado.

Apesar da violência das agressões de Paulo Magalhães contra o jornalista, com socos e chutes, ele não foi cassado. Atualmente, cumpre o sétimo mandato na Câmara.

Ao avaliar o caso de Glauber, que está sendo julgado por agressões contra Gabriel Costenaro, um integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) que provocava parlamentares de esquerda na Câmara, Paulo Magalhães ignorou o episódio que protagonizou mais de 20 anos atrás.

No relatório, Magalhães sustenta que os empurrões e chutes desferidos por Glauber contra Gabriel Costenaro não seriam legitima defesa e representam uma quebra do decoro parlamentar. A conclusão é de que Glauber deve ser punido com perda de mandato por não ter negado “as condutas a ele atribuídas”.

O relatório ainda precisa passar por votação.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo