Economia
Os oligarcas da América
Donos de Big Techs associados à Casa Branca lideram a lista de bilionários. Musk está no topo


Ter aderido de forma entusiasmada à campanha presidencial de Donald Trump fez bem à fortuna de Elon Musk. Ao menos no ano passado. O “co-presidente” dos EUA, o “Rasputin” da Casa Branca, como tem sido chamado o magnata de origem sul-africana, enfrenta nos últimos meses a revolta contra seu poderio. Carros da Tesla foram incendiados ou danificados e lojas da marca, vandalizadas em diferentes países, a ponto do parceiro que ocupa a principal cadeira do Salão Oval ameaçar de prisão quem, em território norte-americano, atentar contra os automóveis da montadora. Exagero. As manifestações sequer fizeram cócegas no império de Musk. Na terça-feira 1°, a revista Forbes publicou o seu tradicional ranking de bilionários. O inimigo de “Xandão” é (ou era até o ano passado) o ser humano mais rico do planeta, fortuna estimada em 342 bilhões de dólares.
Seus amigos das big techs que se associaram à claque trumpista logo após a vitória nas urnas igualmente dão pulos de alegria. Mark Zuckeberg, CEO da Meta, controladora do Facebook, e Jeff Bezos, da Amazon, ocupam, respectivamente, a segunda e a terceira posições. É uma corrida cabeça a cabeça: Zuckerberg tem um patrimônio avaliado em 216 bilhões de dólares e Bezos, em 215 bilhões.
O quarto da lista é outro “oligarca” do Vale do Silício, Larry Ellison, da Oracle. Líder em 2023, o francês Bernard Arnault, dono de um império de marcas de luxo, entre elas a Louis Vuitton, caiu para o quinto lugar. O pobre Arnault acumula apenas 178 bilhões de dólares.
A área VIP de bilionários, calcula a revista, recebeu mais 288 integrantes em 2024. Ao todo, o número de indivíduos com uma fortuna acima de 1 bilhão de dólares chega a 3.028. Há um brasileiro novato, o empresário Mario Araripe, de 70 anos, fundador da Casa dos Ventos, administradora de parques de energia renovável. Seu patrimônio foi estimado em 3 bilhões de dólares. Ao mesmo tempo, a valorização do dólar expulsou do clube 16 ultrarricos do País. •
Publicado na edição n° 1356 de CartaCapital, em 09 de abril de 2025.
Este texto aparece na edição impressa de CartaCapital sob o título ‘Os oligarcas da América’
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.