Mundo
Amazon desafia Starlink e lançará seus primeiros satélites para oferecer acesso à internet
Os 27 satélites são o primeiro lote de uma constelação de até 3.200 dispositivos de órbita baixa
A Amazon, do empresário Jeff Bezos, prepara-se para lançar seus primeiros satélites, com os quais pretende fornecer acesso à internet e competir com a Starlink, de Elon Musk.
A missão inclui o lançamento de 27 satélites por um foguete Atlas V, do grupo United Launch Alliance (ULA), que inclui a Boeing e a Lockheed Martin. A decolagem está prevista para as 13h de Brasília do próximo dia 9, de Cabo Canaveral, na Flórida, informou o ULA, que lançou em 2023 dois protótipos para a gigante do comércio eletrônico.
Os 27 satélites são o primeiro lote de uma constelação de até 3.200 dispositivos de órbita baixa que fornecerão internet em alta velocidade a zonas remotas. Segundo a Amazon, o serviço será adotado neste ano.
A empresa de Bezos quer competir diretamente com a rede de satélites de Musk. A Starlink dispõe de mais de 6.750 aparelhos em órbita, segundo o seu site, e é líder mundial de um mercado em rápido crescimento.
Em segundo lugar está o europeu Eutelsat. Outros players, como Guo Wang e Telesat, disputam uma fatia desse mercado.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.


