Economia
Veja as novas tarifas que Trump aplicará a cada país
O presidente dos EUA anunciou uma taxa de no mínimo 10% para todos os produtos importados por Washington
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira 2 uma tarifa de no mínimo 10% para todos os produtos importados pelo país. É a taxa aplicada, por exemplo, ao Brasil.
Outros países e blocos receberam uma dose muito mais pesada do tarifaço, casos de Vietnã (46%), China (34%) e União Europeia (20%). Além do Brasil, diversos países latino-americanos terão uma tarifa de 10%, como Colômbia, Argentina, Chile, Uruguai, Peru, Costa Rica, República Dominicana, Equador, Guatemala, Honduras e El Salvador.
Esta quarta é o que Trump tem chamado de “Dia da Libertação dos Estados Unidos”, devido à sua resposta ao que considera um tratamento injusto de outros países em relação a Washington.
Confira as tarifas anunciadas por Trump para cada país — a coluna em azul e branco apresenta as taxas que os países impõem a produtos norte-americanos (segundo a Casa Branca), enquanto a coluna amarela lista as tarifas que o republicano decidiu aplicar como retaliação:
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



