Mundo

Terremoto de magnitude 7 atinge a costa de Tonga

O terremoto ocorreu 79 quilômetros a sudeste da cidade de Pangai às 9h19 de Brasília

Terremoto de magnitude 7 atinge a costa de Tonga
Terremoto de magnitude 7 atinge a costa de Tonga
Imagem: Geoscience Australia
Apoie Siga-nos no

Um terremoto de magnitude 7,0 atingiu a costa de Tonga, no oceano Pacífico, anunciou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) neste domingo 30. As autoridades locais emitiram um alerta de tsunami.

O terremoto ocorreu 79 quilômetros a sudeste da cidade de Pangai às 12h19 (9h19 de Brasília).

O sistema de alerta de tsunamis dos EUA declarou inicialmente que “ondas perigosas de tsunami deste terremoto são possíveis em um raio de 300 quilômetros do epicentro ao longo da costa de Tonga”.

O sistema posteriormente revisou seu alerta, afirmando que “a ameaça de tsunami deste terremoto já passou”. As autoridades de Tonga, no entanto, emitiram novos alertas.

Os serviços meteorológicos de Tonga pediram que os moradores em áreas de risco se retirassem para o interior ou para áreas mais elevadas.

“É aconselhável que os navegantes no mar se dirijam para águas mais profundas, longe de recifes ou praias, e permaneçam lá até que seja seguro”, disseram no Facebook.

Na mesma rede social, o Ministério do Turismo publicou um mapa de evacuação para a capital, Nuku’alofa.

Terremotos são comuns em Tonga, um arquipélago que abriga cerca de 100.000 pessoas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo