Mundo
Hamas divulga novo vídeo de refém israelense em Gaza
Elkana Bohbot também tem cidadania colombiana
O movimento islamista palestino Hamas divulgou um novo vídeo, neste sábado 29, que mostra um refém israelense mantido em Gaza implorando às autoridades israelenses para garantir sua libertação.
O Fórum de Famílias de Reféns identificou o homem como Elkana Bohbot, um cidadão colombiano-israelense sequestrado no festival de música que foi atacado pelo Hamas em 7 de outubro de 2023, no sul de Israel.
O vídeo, que dura mais de três minutos, mostra o refém falando em hebraico e levantando as mãos várias vezes em desespero, implorando para ser libertado.
A AFP não conseguiu verificar quando ou onde na Faixa de Gaza o vídeo foi gravado.
Bohbot já havia aparecido ao lado de outro cativo, Yosef Haim Ohana, em um vídeo divulgado na segunda-feira pelas Brigadas Ezedin Al Qassam, braço armado do Hamas.
Nessas imagens, os dois homens falavam dos perigos que enfrentam desde que o bombardeio israelense em Gaza foi retomado em 18 de março, após mais de dois meses de trégua.
No vídeo deste sábado, Bohbot disse novamente que o bombardeio em andamento poderia custar sua vida e implorou para se reunir com sua esposa e filho.
O presidente colombiano, Gustavo Petro, concedeu nacionalidade colombiana a Bohbot, marido de uma cidadã colombiana, em novembro de 2023, um mês após o início da guerra em Gaza.
Desde que Israel retomou sua ofensiva em Gaza, o Hamas alertou que as operações militares poderiam colocar os reféns em perigo.
Dos 251 sequestrados durante o ataque que desencadeou a guerra em 2023, 58 permanecem cativos em Gaza, incluindo 34 que, segundo o Exército israelense, teriam morrido.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



