Política

Quem é Álvaro Damião, o vice de Fuad Noman que assume em definitivo a prefeitura de Belo Horizonte

O então vice-prefeito de Belo Horizonte assumiu interinamente a chefia da cidade desde 6 de janeiro, após a internação de Noman

Quem é Álvaro Damião, o vice de Fuad Noman que assume em definitivo a prefeitura de Belo Horizonte
Quem é Álvaro Damião, o vice de Fuad Noman que assume em definitivo a prefeitura de Belo Horizonte
Foto: Abraão Bruck/CMBH
Apoie Siga-nos no

O então vice-prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil) assumiu a prefeitura de Belo Horizonte em 6 de janeiro, depois de Fuad Noman (PSD) ter sido internado no hospital Mater Dei após insuficiência respiratória aguda provocada por uma pneumonia, diante da evolução de um linfoma não Hodgkin, câncer que tem origem nas células do sistema linfático, descoberto no ano anterior.

Nesta quarta-feira 26, Noman não resistiu. Com o falecimento, Damião assume de forma definitiva a chefia da capital mineira.

Na porta do hospital, Damião conversou com repórteres e afirmou que o legado que permanece de Fuad Noman é o cuidado com as pessoas. “A mesma doença que o levou é a que fez com que ele se preocupasse ainda mais com as pessoas mais simples da cidade, para que elas tivessem condições de fazer o tratamento semelhante ao que ele estava fazendo. É esse o legado que fica.”, destacou.

Damião, que agora chefia BH, decretou luto oficial na cidade e se recusou a falar neste momento sobre o futuro da gestão. O novo prefeito pediu que a população concentre suas orações na família de Noman. “Não tenho nada para falar sobre o cargo agora, o momento é de abraçar a família. Pedir muito a Deus que possa ajudar a família a suportar esse momento”, disse.

Quem é Álvaro Damião

Aos 54 anos, Álvaro Damião Vieira da Paz é formado em jornalismo e atuou como repórter e apresentador da Rádio Itatiaia por 25 anos, com enfoque na cobertura esportiva. Na política, foi eleito vereador em 2016 quando ainda estava no PSB e reeleito em 2020 União Brasil. Durante seus mandatos, focou em projetos voltados para populações em situação de vulnerabilidade social, utilizando o esporte como principal eixo para políticas de inclusão. Damião também tentou, nos anos de 2018 e 2022, ser eleito como deputado federal, mas em ambas as disputas figurou na lista de suplentes.

Trajetória política

Em suas campanhas, prometeu diversos projetos focados no sistema prisional brasileiro. Entre eles, destaca-se a separação de presidiários conforme o crime que cometeram, sob a justificativa de que “a pessoa entra na cadeia ruim e sai pior” pelo convívio. Ainda na seara do sistema prisional, outra proposta fortemente defendida visava o trabalho obrigatório de detentos enquanto cumprem pena para “pagar as próprias despesas” no cárcere. Além disso, as promessas também focam no aumento de penas para crimes contra policiais e maior rigidez no trato de crimes contra a mulher.

Como vereador, ele também atuou na segurança pública. Um de seus projetos em destaque visava a implantação obrigatória de câmeras em estabelecimentos que compram e vendem sucatas, para fiscalizar o comércio ilegal de fios e cabos de cobre roubados da rede elétrica.

Na educação, o então vereador tinha como projetos somar 1 ponto à nota do Enem de estudantes que praticassem esportes, além de ajustar os critérios do bolsa atleta para que mais jovens sejam beneficiados

Natural de Belo Horizonte e crescido no tradicional bairro da Concórdia, em 2014 ele também fundou o Instituto Bacana Demais, entidade civil sem fins lucrativos com o intuito de valorizar a vida de crianças, jovens e idosos por meio do esporte.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo