Política
Câmara discute proibir a divulgação de investigações policiais durante eleições
Autora da proposta, deputada tucana alega que o objetivo é dar estabilidade e segurança jurídica ao pleito
A Câmara dos Deputados analisa um projeto de lei que proíbe a divulgação de qualquer informação sobre operação policial ou investigação contra partidos, campanhas e candidatos nos três meses que antecedem uma eleição.
A proposta, que altera a Lei das Eleições, é de autoria da deputada Lêda Borges (PSDB-GO). Segundo ela, o objetivo é dar estabilidade e segurança jurídica ao pleito.
“A eventual divulgação por autoridade policial de informações de cunho político não deve interferir nas condições de elegibilidade de candidato ou no transcurso regular do pleito”, disse Borges.
O projeto terá de passar pela Comissão de Constituição e Justiça e pelo plenário. Para virar lei, deverá receber o aval da maioria da Câmara e do Senado.
De acordo com a deputada tucana, a liberdade do eleitor depende de tranquilidade e confiança nas instituições democráticas. Assim, alega, “no transcurso da eleição, há de imperar a ordem, a regularidade e a austeridade”.
(Com informações da Agência Câmara de Notícias)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Câmara elege os presidentes das comissões permanentes; veja a lista
Por CartaCapital
Homem é preso ao tentar entrar com arma na Câmara dos Deputados
Por CartaCapital
Um discurso e nenhum projeto: a atuação de Eduardo Bolsonaro na Câmara antes da licença
Por CartaCapital



