Política
Senador que falou em enforcar Marina reclama de bronca de Alcolumbre: ‘Pegou mal’
Plínio Valério (PSDB-AM) criticou a repreensão, mas disse não se arrepender do ataque à ministra do Meio Ambiente
O senador Plínio Valério (PSDB-AM) reclamou, nesta quarta-feira 19, da reprimenda feita pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), devido a um ataque contra a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede).
“O senhor deveria ter conversado comigo antes de fazer isso, porque pegou mal para cacete. Pegou mal”, disse o tucano na tribuna. Ele ainda alegou que não pode ser chamado de machista, porque está “cercado de mulheres”.
Em um evento na última sexta-feira 14, o senador criticou a participação de Marina em uma audiência na CPI das ONGs. “Imagine o que é tolerar Marina seis horas e dez minutos sem enforcá-la”, declarou.
Na sessão do plenário desta quarta, Alcolumbre repreendeu o colega. O presidente do Senado afirmou discordar de diversas opiniões da ministra, mas disse que Valério deveria “fazer uma referência a essa fala, até mesmo justificar se foi uma fala equivocada”.
Plínio Valério, contudo, garantiu não se arrepender. “Se você perguntar: ‘você faria de novo?’. Não. ‘Mas está arrependido?’. Não, porque eu não ofendi.”
Marina, por sua vez, rebateu o parlamentar na manhã desta quarta, ao fim do programa Bom dia, Ministra, da EBC. “Com a vida dos outros não se brinca”, devolveu. “Quem brinca com a vida dos outros ou faz ameaça aos outros de brincadeira e rindo, só os psicopatas são capazes de fazer isso.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Marina Silva sai em defesa de Janja após ataques misóginos: ‘seguimos juntas’
Por Wendal Carmo
Autorização para limpar sonda não é aval para perfurar a Foz do Amazonas, diz Marina
Por CartaCapital
Marina Silva diz que decisão sobre exploração de petróleo na foz do Amazonas será fruto de ‘processo técnico’
Por CartaCapital



