Política
Mesmo após fim de pretexto do passaporte, Eduardo Bolsonaro diz que não voltará ao Brasil
O ministro do STF Alexandre de Moraes arquivou um pedido para apreender o documento do deputado federal
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou não haver qualquer chance de retornar ao Brasil neste momento, mesmo após o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes arquivar um pedido do PT para apreender seu passaporte.
Horas antes, ao anunciar que se licenciará do mandato para continuar nos Estados Unidos, Eduardo havia mencionado o risco de o STF proibi-lo de deixar o Brasil.
“Não tem a mínima possibilidade de voltar ao Brasil. O Brasil já não é um local seguro para você fazer oposição”, alegou, em entrevista à revista Oeste. “É um local onde você não tem liberdade de expressão.”
Moraes acolheu a recomendação da Procuradoria-Geral da República, que não identificou justa causa para abrir uma apuração contra Eduardo. Faltou, segundo Paulo Gonet, apresentar elementos para demonstrar que o deputado estaria nos Estados Unidos com objetivos ilegais.
De autoria dos deputados petistas Lindbergh Farias (RJ) e Rogério Correia (MG), a notícia-crime arquivada por Moraes acusava Eduardo de cometer crime de lesa-pátria ao supostamente articular, junto a congressistas norte-americanos, uma ofensiva contra o STF.
“A prática, potencialmente criminosa, configura uma verdadeira tentativa de constranger não só um integrante de um dos Poderes da República, mas o próprio Poder Judiciário nacional que irá apreciar, se for o caso, as ações penais que envolvem o pai do noticiado e seu entorno.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
PT quer Bolsonaro com tornozeleira e proibido de se aproximar de embaixadas
Por CartaCapital
Deputado bolsonarista que chamou colega do PSOL de ‘satanista’ e ‘assassina de bebês’ é condenado
Por Wendal Carmo
PT quer a cassação de Eduardo Bolsonaro – que decidiu ficar nos EUA para fugir da Justiça
Por Leonardo Miazzo



