Economia
BC informa o vazamento de mais de 25 mil chaves Pix de clientes da QI SCD
É o primeiro vazamento do tipo neste ano, e o 18º desde o lançamento do Pix


O Banco Central do Brasil informou nesta segunda-feira o vazamento de dados pessoais vinculados a mais de 25 mil chaves Pix de clientes da QI SCD. É o primeiro registro de vazamento de chaves Pix em 2025.
Segundo o BC, entre 23 de fevereiro e 6 de março vazaram os nomes de usuários, CPFs com máscara, instituições de relacionamento, agências, números e tipos das contas. Entretanto, o BC garante que não houve exposição de dados sensíveis, como senhas, saldos de contas ou outras informações protegidas por sigilo bancário.
Em nota, a QI SCD afirmou que os dados foram expostos “devido a uma falha pontual, a qual foi imediatamente corrigida”. A empresa garante que não é possível, com os dados vazados, ter acesso a contas ou a outras informações de natureza bancária.
O BC informou que foram abertas investigações para apuração detalhada do caso e serão aplicadas medidas de sanção previstas na legislação. Além disso, quem foi atingido será notificado pelo aplicativo ou pelo internet banking da instituição. Não serão usados outros meios de contato, como mensagens no WhatsApp ou chamadas telefônicas.
Desde o lançamento do Pix, em novembro de 2020, este é o 18º incidente de vazamento, segundo o Banco Central. O ano com maior número de ocorrências foi 2024, quando houve 12 casos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Vazamento de chaves Pix cresce e se torna uma das maiores ameaças na internet, diz relatório
Por Do Micro ao Macro
Pix ganha novas funcionalidades e reforça segurança em 2025
Por Allan Ravagnani