CartaExpressa
Quarto voo com deportados dos EUA chega ao Brasil com 127 pessoas
Desde janeiro, os voos trouxeram 420 brasileiros


O governo federal recepcionou nesse sábado 15, em Fortaleza, 127 brasileiros repatriados dos Estados Unidos (EUA). Segundo o Planalto, são 97 homens e 30 mulheres, entre eles nove crianças, um adolescente e um idoso.
Desse total, 51 deportados permaneceram na capital cearense e 76 pessoas seguiram para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
Na capital mineira, o grupo foi recebido por uma equipe no recém-criado posto de acolhimento aos repatriados. Ao todo, o número de brasileiros repatriados desde janeiro de 2025 é de 420 pessoas, em quatro voos.
(Com informações da Agência Brasil).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.