Política

Aliado de Tarcísio e Valdemar, André do Prado é reeleito presidente da Alesp

Na presidência da Alesp, Prado foi peça-chave para pautar temas de interesse do governo, como a privatização da Sabesp e as escolas civico-militares

Aliado de Tarcísio e Valdemar, André do Prado é reeleito presidente da Alesp
Aliado de Tarcísio e Valdemar, André do Prado é reeleito presidente da Alesp
Deputado estadual André do Prado (PL-SP). Foto: Alesp/Divulgação
Apoie Siga-nos no

O deputado estadual André do Prado (PL) foi reeleito, neste sábado 15, presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo por mais dois anos. Ele venceu a única concorrente, Paula Nunes do Santos (PSOL), com 88 a 4 votos dos 94 possíveis.

A reeleição de André só foi possível graças a uma PEC, aprovada em outubro do ano passado, que alterou a Constituição Paulista, que antes vedava emendar mais de um mandato na mesma legislatura.

Aliado de Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, André foi peça-chave para dar andamento a projetos caros ao governador, como a privatização da Sabesp e a criação de escolas civico-militares. Ele também rejeitou o pedido de impeachment de Guilherme Derrite sob o argumento de falta da comprovação de responsabilidade na acusação.

O presidente eleito conseguiu apoio de todas as bancadas na casa, incluindo o PT. Paula recebeu apenas votos da bancada do PSOL.

Quem é André do Prado

Filiado ao Partido Liberado, antes conhecido como Partido da República desde 1992, André disputou pela primeira vez o cargo de vereador na cidade pelo partido. Desde então, o político é considerado um dos mais fieis aliados ao presidente do partido, Valdemar Costa Neto.

Em 2000, Prado aceitou o convite para ser candidato a vice-prefeito de Guararema, na chapa eleita da prefeita Conceição Alvino de Souza. Na eleição seguinte, em 2004, ele foi eleito prefeito da cidade com um mandato que obteve 90% de aceitação popular.

Em 2009, André foi convidado para ocupara presidência estadual do conselho político, com a missão de reestruturar as  bases partidárias no estado e articular sua canditadura a deputado estadual. Foi eleito em 2010 como único representante da legenda na Alesp, cargo que exerce até hoje após três reeleições. Em 2022 também foi eleito presidente da Assembleia.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo