Do Micro Ao Macro

Três pilares para uma gestão eficiente na indústria de base

Lideranças devem priorizar investimentos estratégicos, capacitação profissional e práticas sustentáveis para garantir eficiência e crescimento no setor

Três pilares para uma gestão eficiente na indústria de base
Três pilares para uma gestão eficiente na indústria de base
A importância da gestão na indústria de base
Apoie Siga-nos no

A indústria de base demanda alto volume de capital, seja para aquisição de maquinário ou para qualificação da mão de obra. Diante desse cenário, lideranças precisam ter clareza sobre metas e objetivos para garantir o melhor uso dos recursos disponíveis.

Além disso, o setor enfrenta desafios como tarifas internacionais e oscilações no mercado global. Para mitigar riscos, é essencial uma gestão eficiente e voltada para resultados.

Segundo André Chaves, vice-presidente da unidade de negócios da Falconi especializada em Indústria de Base e Bens de Capital, a estratégia deve ser pensada a longo prazo. “Esse é um mercado que realiza aplicações em maquinário avançado e contrata profissionais altamente especializados. A longevidade e o legado das companhias dependem das decisões tomadas hoje. Embora grandes orçamentos permitam mais ações, é preciso evitar aportes ineficientes”, afirma.

Para garantir um crescimento sustentável, Chaves aponta três pilares essenciais para a gestão na indústria de base. Confira:

Investimentos estratégicos e bem executados

Na indústria de base, qualquer modernização de maquinário exige investimentos significativos. Portanto, é fundamental direcionar esses recursos para áreas que impactem diretamente os resultados.

Além disso, a execução das melhorias deve seguir prazos bem definidos e garantir que os avanços técnicos esperados sejam alcançados. Um planejamento eficiente evita desperdícios e mantém os gastos dentro do orçamento previsto.

Capacitação contínua dos profissionais

A qualificação da mão de obra é essencial para manter a competitividade no setor. No entanto, as necessidades de treinamento variam conforme o histórico e a função de cada profissional.

Diante disso, Chaves recomenda dois caminhos: personalizar as trilhas de aprendizado e incentivar o conceito de aprendizado contínuo. Dessa forma, os trabalhadores adquirem conhecimento gradativamente e aplicam de imediato as novas habilidades na prática diária.

Sustentabilidade e responsabilidade ambiental

A indústria de base tem alto potencial de emissão de poluentes. Por isso, a adoção de práticas sustentáveis é indispensável para reduzir o impacto ambiental.

Empresas devem revisar seus planos estratégicos e adotar equipamentos, matérias-primas e processos que reduzam as emissões de carbono. O uso de combustíveis mais limpos, reciclagem de componentes e a escolha de fornecedores alinhados a esses valores também são medidas importantes.

Somente uma ação coordenada e consistente ao longo do tempo será capaz de promover a redução significativa da pegada de carbono do setor.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo