Do Micro Ao Macro

Como colocar o cliente no centro da estratégia empresarial para aproveitar o Dia do Consumidor

Experiência personalizada, atendimento eficiente e fidelização são pontos-chave para conquistar consumidores e aumentar a competitividade

Como colocar o cliente no centro da estratégia empresarial para aproveitar o Dia do Consumidor
Como colocar o cliente no centro da estratégia empresarial para aproveitar o Dia do Consumidor
Dia do Consumidor 2025: como colocar o cliente no centro da estratégia empresarial
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O Dia do Consumidor, celebrado neste 15 de março, movimenta o varejo com promoções e estratégias para atrair clientes.

Em 2024, o faturamento do e-commerce brasileiro atingiu R$ 200 bilhões, segundo a ABComm. A projeção para 2025 é de R$ 234 bilhões.

Com o mercado cada vez mais competitivo, empresas que priorizam experiências personalizadas e segurança digital conquistam vantagem.

De acordo com o relatório CX Trends da Zendesk, 70% dos consumidores gastam mais em empresas que oferecem experiências personalizadas.

Além disso, a pesquisa “CX Trends 2024” da Octadesk aponta que 65% dos clientes consideram a personalização um fator decisivo.

Já um estudo da Deloitte mostra que 90% dos consumidores preferem campanhas de marketing hiperpersonalizadas.

Computação em nuvem

A tecnologia é uma aliada para garantir serviços ágeis e seguros no e-commerce.

“A nuvem permite armazenar e processar grandes volumes de dados em tempo real, possibilitando um atendimento mais eficiente”, afirma Paulo Lima, CEO da Skymail.

Além disso, segundo ele, provedores de nuvem investem em segurança cibernética, protegendo informações sensíveis contra ataques.

Experiência personalizada

Com consumidores mais exigentes, acompanhar toda a jornada de compra se tornou estratégico.

“Com tecnologias como a IA, é possível analisar grandes volumes de dados em tempo real, entender o comportamento do consumidor e criar interações mais relevantes”, explica Gustavo Caetano, CEO da Samba.

Para Thiago Savian, diretor comercial da Unifisa, a personalização é um diferencial.

“Empresas que investem em atendimento ágil e digitalizado ganham vantagem”, afirma.

Segundo ele, o ‘clientecentrismo’ não se resume a um bom atendimento. Trata-se de oferecer soluções alinhadas às demandas do consumidor.

Conexão com o consumidor

A relação entre marca e cliente vai além do momento da compra.

“Não basta oferecer uma experiência satisfatória”, diz Natiele Krassmann, cofundadora da Criamigos.

Para ela, é preciso criar conexão com o consumidor para que ele se sinta parte daquele universo.

Oferta diversificada de produtos

A variedade de produtos também influencia a decisão de compra.

“Além das promoções, expandir o portfólio cria mais oportunidades de venda e aumenta a fidelização”, comenta Fábio Carvalho, CRO da Printi.

Investimento em Retail Media

Com o crescimento do varejo digital, estratégias de publicidade própria se tornaram relevantes.

“O Retail Media conecta marcas com consumidores por meio de campanhas omnichannel personalizadas”, afirma Rodrigo Pimentel, CRO da Unlimitail.

Fidelização de clientes

A retenção de clientes é uma oportunidade de ampliar resultados.

“Soluções personalizadas, sistemas de descontos e cashbacks são estratégias que engajam consumidores”, diz Aluísio Cirino, CEO da Alloyal.

IA e Visão Computacional

A combinação dessas tecnologias transforma o varejo.

“A fusu00e3o entre Inteligência Artificial e Visão Computacional eleva a eficiência e a personalização a outro patamar”, explica Alon Lubieniecki, CEO da Luby.

Segundo ele, essas ferramentas permitem que empresas atuem como assistentes pessoais, compreendendo necessidades em tempo real.

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