Política

Presidente do PV na Bahia é libertado um dia após ser sequestrado em Salvador

Três homens invadiram a sede do partido na sexta-feira com expectativa de encontrar 500 mil reais em espécie. Como não localizaram o dinheiro, levaram Ivanilson Gomes

Presidente do PV na Bahia é libertado um dia após ser sequestrado em Salvador
Presidente do PV na Bahia é libertado um dia após ser sequestrado em Salvador
O presidente do Partido Verde da Bahia, Ivanilson Gomes. Foto: Redes Sociais/Reprodução
Apoie Siga-nos no

O presidente do Partido Verde na Bahia, Ivanilson Gomes, foi liberado na noite deste sábado 15, um dia após ter sido sequestrado na sede do partido em Salvador. O local onde ele foi encontrado e detalhes sobre o resgate não foram divulgados pela Polícia Civil.

Não há informações sobre os motivos do sequestro. Testemunhas relataram que homens armados invadiram o diretório, roubaram os pertences de pessoas que presenciaram a ação e, na sequência, forçaram Gomes a entrar em um carro. Policiais militares também atuam nas buscas.

O automóvel utilizado para o sequestro foi encontrado abandonado a cerca de 4km de onde ocorreu a captura. No final da tarde, criminosos haviam feito contato com familiares do dirigente partidário para negociar um resgate, disseram à reportagem pessoas que acompanham o caso. Os valores solicitados não foram informados.

Pelo menos três homens teriam participado da emboscada. A principal linha de investigação é que os sequestradores invadiram a sede do partido na sexta-feira com a expectativa de encontrar 500 mil reais em espécie. Como não localizaram o dinheiro, decidiram levar Gomes.

Formado em Ciência Política, Ivanilson Gomes ocupava também o cargo de presidente da Fundação Verde Herbert Daniel. Ele também já comandou a Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência da capital baiana.

Em nota, o diretório do PT na Bahia disse estar “atônito” com o sequestro do líder verde. “Ivanilson é um valoroso companheiro de luta, hoje preside a nossa Federação, e sua vida e bem estar é foco das nossas preocupações e orações”, diz o comunicado.

A presidência nacional do PV, por sua vez, manifestou indignação com o caso e cobrou esforço e dedicação das autoridades para “garantir o resgate seguro de Ivanilson, preservando sua integridade física”. A nota ainda repudia a “escalada da violência no Brasil, que diariamente ameaça a segurança da população” e pede que este e tantos outros crimes não fiquem impunes.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo