Política
Os índices de aprovação e reprovação do governo Lula, segundo nova pesquisa Ipsos-Ipec
O levantamento ouviu 2.000 brasileiros entre os dias 7 e 11 de março e a margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos


Uma pesquisa divulgada pelo instituto Ipsos-Ipec nesta quinta-feira 13 apontou que 55% dos brasileiros desaprovam o trabalho do governo Lula (PT), um crescimento de 9% em relação a setembro.
Os que aprovam ficam em 40%, queda de 7%. Não sabem ou não responderam somam 4%. Confira os números:
- Aprova: 40% (eram 47% em setembro);
- Desaprova: 55% (eram 46%);
- Não sabe/não respondeu: 4% (eram 7%).
A pesquisa ouviu 2.000 brasileiros entre os dias 7 e 11 de março e a margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos.
Ainda conforme o levantamento, 41% dos brasileiros avaliam o governo Lula como ruim ou péssimo – uma alta de 7% em relação a setembro. Os que acham o governo ótimo ou bom são 27%, queda de 7%.
Já os que avaliam como regular vão 30%. Segundo a pesquisa, 1% não sabem ou não responderam. Confira os números:
- Ruim ou péssimo: 41% (eram 34% em setembro);
- Regular: 30% (eram 30%);
- Ótimo ou bom: 27% (eram 34%);
- Não sabe/não respondeu: 1% (eram 2%).
O instituto ainda avaliou a confiança do eleitor em Lula. Dos entrevistados, 58% disseram não confiar no presidente e 40% disseram confiar. Veja os números:
Confia: 40% (eram 45% em setembro);
Não confia: 58% (eram 52%);
Não sabe/não respondeu: 2% (eram 3%).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘Mulher bonita’ na SRI: A reação de Gleisi à repercussão da declaração de Lula
Por CartaCapital
Lula sobe para 3º entre presidentes mais populares da América do Sul; veja o ranking
Por CartaCapital