Sociedade

Anac suspende operações da Voepass por problemas de segurança

Os passageiros devem procurar a companhia ou agências de viagem para tentar realocação

Anac suspende operações da Voepass por problemas de segurança
Anac suspende operações da Voepass por problemas de segurança
Avião da empresa Voepass decolando no aeroporto de Guarulhos-SP - Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determinou a suspensão das atividades da companhia aérea Voepass por problemas de segurança. A suspensão, que já está em vigor, não tem prazo determinado e vai ser válida até que a empresa comprove a correção de problemas apontados pela agência.

A decisão abrange também os voos da Map Linhas Aéreas, empresa que atua na região amazônica e faz parte do grupo Voepass.

Segundo a Anac, a Voepass se mostrou incapaz de solucionar irregularidades identificadas em atividades de fiscalização desde a implantação da operação assistida em consequência do acidente aéreo que matou 62 pessoas em Vinhedo (SP) em 9 de agosto de 2024.

Em nota, a empresa afirma que recebeu a notificação da Anac e “iniciou as tratativas internas para demonstrar, conforme solicitado, sua capacidade de garantir os níveis de segurança exigidos pela agência reguladora”.

“A companhia reitera que sua frota em operação é aeronavegável e apta a realizar voos seguindo as rigorosas exigências de padrões de segurança”, prossegue a nota da Voepass.

Operação assistida

A Voepass foi obrigada pela Anac a reduzir a malha aérea, aumentar o tempo de solo das aeronaves para garantir as condições de manutenção, mudar os administradores e executar um plano de ação para correção de irregularidades.

“No final de fevereiro de 2025, após nova rodada de auditorias, foi identificada a degradação da eficiência do sistema de gestão da empresa em relação às atividades monitoradas e o descumprimento sistemático das exigências feitas pela Agência”, descreveu a agência reguladora ao anunciar a suspensão.

Passageiros com bilhetes comprados: o que fazer?

Segundo a Anac, quem foi atingido pelo cancelamento de voos deve procurar a própria companhia aérea ou, se for o caso, a agência de viagem contratada para receber reembolso ou reacomodação em outras empresas.

A Voepass garantiu que todos os passageiros impactados serão atendidos segundo a regulação vigente.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo