Política

De saída do PSDB, Raquel Lyra participa de cerimônia de filiação ao PSD

Com a saída da governadora de Pernambuco, o PSDB passa a ter apenas dois nomes no cargo no País

De saída do PSDB, Raquel Lyra participa de cerimônia de filiação ao PSD
De saída do PSDB, Raquel Lyra participa de cerimônia de filiação ao PSD
Raquel Lyra, governadora de Pernambuco. Foto: Divulgação/Assembleia Legislativa de Pernambuco
Apoie Siga-nos no

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, deixa o PSDB nesta segunda-feira 10. Em cerimônia a ser realizada no início da noite em Recife, Lyra vai confirmar a sua filiação ao PSD.

Quem estará presente ao evento é o presidente da sigla, Gilberto Kassab. Além dele, os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia) e André de Paula (Pesca e Agricultura), que fazem parte do partido, também estarão na cerimônia.

Lyra já buscava uma saída do PSDB, principalmente por considerar que a queda de representatividade do partido já não atendia mais ao seu projeto político. 

No mês passado, em entrevista à Band, a governadora de Pernambuco expôs o seu incômodo com os tucanos. “O PSDB não foi oposição ao governo Bolsonaro e se colocou, há cerca de um ano, como farol da oposição ao governo do presidente Lula, sem ter um projeto que pudesse apontar para o que queremos adiante”, disse Lyra.

Em termos de vitórias eleitorais, os últimos pleitos mostram que PSDB e PSD vêm fazendo movimentos inversos. Enquanto o PSDB elegeu 276 prefeitos na eleição de 2024 — 259 a menos do que no pleito de 2020 –, o PSD foi o partido que mais elegeu prefeitos na eleição do ano passado, com 891. Em 2020, por exemplo, foram 662 mandatários eleitos.

O arrefecimento do PSDB chegou a fazer com que lideranças do partido dessem início a um processo de negociação para juntá-lo ao MDB ou ao próprio PSD. Após meses de interlocução, os tucanos desistiram da empreitada, mas o seu presidente, Marconi Perillo, reconheceu que o PSDB deve se unir ao Podemos ou ao Solidariedade. 

“O partido caminha nesta direção, de fazer fusão com partidos menores, para mantermos nosso programa, nossa história. A direção é essa. É o que a base quer e vamos fazer”, disse Perillo ao jornal O Globo.

Em Pernambuco, Lyra deixa o PSDB após nove anos de filiação. Foi pelo partido, aliás, que ela se elegeu prefeita de Caruaru. Com a saída, o PSDB passa a ter apenas dois governadores no País: Eduardo Leite, no Rio Grande do Sul, e Eduardo Riedel, em Mato Grosso do Sul.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo