Política

O plano de Caiado para lançar chapa com Gusttavo Lima à Presidência

A parceria acontece apesar de o cantor sertanejo sequer ter escolhido um partido para disputar a eleição de 2026

O plano de Caiado para lançar chapa com Gusttavo Lima à Presidência
O plano de Caiado para lançar chapa com Gusttavo Lima à Presidência
Apoie Siga-nos no

Pretenso candidato à Presidência da República em 2026, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), dará início à sua pré-campanha ao lado do cantor Gusttavo Lima em abril. A dupla planeja realizar uma série de viagens pelo País.

O lançamento da pré-candidatura ocorrerá no evento em que Caiado receberá uma homenagem da Assembleia Legislativa da Bahia. O roteiro do périplo ainda não foi definido e, segundo o governador disse a CartaCapital, dependerá da agenda do cantor. A ideia é anunciar ambos como pré-candidatos de uma única chapa, adiando a definição sobre quem será o vice.

O cantor sertanejo, em nota, confirmou a participação no evento ao lado de Caiado, mas indicou que qualquer decisão sobre filiação a um partido ou candidatura será tomada apenas em 2026. Por enquanto, sustenta, a agenda com o goiano é apenas uma demonstração de amizade.

A cerimônia estava prevista para ocorrer neste mês, mas foi postergada. A escolha de Salvador é estratégica, já que o Nordeste é um dos principais redutos eleitorais do PT e de Lula. Se a candidatura de Caiado vingar, será a segunda vez que ele disputará a Presidência, após concorrer em 1989.

A articulação por uma candidatura própria esbarra na resistência de uma ala governista do União. O partido controla três ministérios no governo Lula (PT) — Turismo, Comunicações e Integração Nacional — e seus representantes afirmam que trabalharão para que a sigla apoie a reeleição do presidente.

A possível parceria com Lima também esbarra em questões partidárias. O cantor, até aqui, sequer escolheu um partido uma eventual disputa. O União Brasil, sigla pela qual Caiado se lançará à corrida pela Presidência, foi o primeiro a sondar o cantor. Em uma conversa em janeiro, o governador ofereceu a estrutura da legenda, mas ouviu do aliado que era momento de pensar no próximo passo. O PP de Ciro Nogueira e o nanico PRTB de Pablo Marçal também tentam atrair Lima.

“Reforçamos que Gusttavo Lima não tem partido, mas apoia o Governador do Estado de Goiás. Qualquer decisão por parte do cantor, somente será tomada em 2026”, aponta o comunicado assinado pela equipe do sertanejo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo