CartaExpressa
São Paulo bate recorde histórico de temperatura no domingo de Carnaval
Termômetros da cidade registraram 34,8ºC


O Instituto Nacional de Meteorologia, InMet, informou que a cidade de São Paulo bateu um novo recorde de temperatura neste domingo 2. Os termômetros da Estação do Mirante de Santana, na zona norte da capital, registraram 34,8°C, o maior valor observado na capital paulista desde o começo das medições oficiais, em 1943.
O marco histórico deste domingo também representa a temperatura mais alta do verão e de 2025. Segundo o InMet, o calor intenso foi causado por uma combinação de fatores atmosféricos, os quais afetaram a capital com uma forte onda de calor associada a um bloqueio atmosférico. Esse fenômeno impede a formação de frentes frias e dificulta a formação de nuvens.
A sensação térmica de São Paulo chegou a 42ºC com os efeitos da umidade relativa do ar. Nos centros urbanos, o a alta temperatura é mais intensa devido aos efeitos das ilhas de calor urbanas, nos quais o asfalto e o concreto absorvem esse calor e dificultam o resfriamento da cidade.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.