Cultura

‘Emilia Pérez’ supera polêmicas e vence sete categorias no prêmio César

Musical foi escolhido como o Melhor Filme do ano em evento realizado na França a dois dias do Oscar

‘Emilia Pérez’ supera polêmicas e vence sete categorias no prêmio César
‘Emilia Pérez’ supera polêmicas e vence sete categorias no prêmio César
A atriz Karla Sofia Gascon, após polêmicas, representou o filme 'Emilia Perez' no prêmio César, na França. O musical venceu em sete categorias. Foto: Thomas SAMSON / AFP
Apoie Siga-nos no

A comédia musical Emilia Pérez superou as polêmicas pré-Oscar e se consagrou nesta sexta-feira no prêmio César, entregue na França, onde conquistou sete estatuetas, entre elas as de melhor filme e diretor.

“O prazer de se esconder, o terror de não ser descoberto. Obrigado por ter me encontrado”, disse o cineasta Jacques Audiard, 72, que recebeu seu prêmio das mãos da diretora Justine Triet, vencedora no ano passado.

A 50ª edição do César teve um sabor de revanche para essa produção em espanhol, que mostra a transição de gênero de um narcotraficante mexicano. O filme era o grande favorito, após vencer em Cannes e conquistar 13 indicações ao Oscar, mas críticas mexicanas sobre a sua forma de representar a violência do narcotráfico e a divulgação de tuítes antigos de sua protagonista contendo críticas aos muçulmanos e aos negros comprometeu a campanha do longa-metragem.

Afastada da promoção do filme, a atriz espanhola Karla Sofía Gascón compareceu à cerimônia no teatro Olympia, em Paris, onde se sentou ao lado da colega de elenco Zoé Saldaña. Audiard pareceu ter se reconciliado com Karla, após a polêmica causada pelos tuítes.

Jacques Audiard, diretor de ‘Emilia Perez’ venceu o prêmio César de Melhor Diretor. O musical foi escolhido como o Melhor Filme do ano no evento que acontece a dois dias do Oscar.
Foto: Bertrand GUAY / AFP

A protagonista espanhola disputava o prêmio de melhor atriz, que foi entregue à francesa Hafsia Herzi, por Borgo. Emilia Pérez também levou a estatueta de melhor trilha sonora.

Em uma noite dedicada à Ucrânia por Catherine Deneuve, que usava no peito um broche com a bandeira daquele país, a atriz americana Julia Roberts recebeu um César honorário. “Minha vida hoje é um sonho”, comemorou, com um sorriso radiante, ao receber a estatueta das mãos de Clive Owen, com quem protagonizou o filme Closer em 2005.

O César também homenageou com um prêmio honorário o diretor Costa-Gavras, conhecido por obras como Desaparecido, A Confissão e Z.

Oscar

Após ser o grande vencedor do César, Emília Perez disputará o Oscar em 13 categorias, entre elas as três – Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz – que o longa brasileiro Ainda Estou Aqui tenta conquistar a primeira estatueta para o Brasil.

A premiação será entregue neste domingo 2 em Los Angeles, nos Estados Unidos. O evento terá transmissão em TV Aberta, internet e em canais de TV por assinatura no Brasil (veja aqui como assistir ao prêmio). Fernanda Torres, que interpreta Eunice Paiva no filme dirigido por Walter Salles, é apontada como uma das favoritas após vencer o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama.

(Com informações de AFP)

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo