Mundo

Trump publica vídeo produzido por IA que mostra Faixa de Gaza transformada em resort de luxo

As imagens mostram uma estátua de ouro retratando Trump instalada no centro do enclave palestino; a mirabolante ideia do republicano para a região é duramente criticada pela comunidade internacional

Trump publica vídeo produzido por IA que mostra Faixa de Gaza transformada em resort de luxo
Trump publica vídeo produzido por IA que mostra Faixa de Gaza transformada em resort de luxo
Vídeo produzido por inteligência artificial retrata o mirabolante plano de Trump para transformar Gaza em um resort de luxo. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a repercutir o polêmico plano de instalação de um resort de luxo na Faixa de Gaza após o fim do conflito entre Israel e Hamas na região. A ideia, dessa vez, foi ilustrada pelo republicano em um vídeo produzido por inteligência artificial e divulgado nas redes sociais nesta quarta-feira 26.

A ideia de Trump já havia sido exposta em palavras após uma reunião entre ele e Benjamin Netanyahu, o primeiro-ministro de Israel, no início de fevereiro. Naquela ocasião, Trump anunciou que os Estados Unidos assumiriam o controle de Gaza após o fim do conflito e transformariam o local em uma Riviera do Oriente Médio.

O plano, explicou, é expulsar os palestinos do enclave e construir um complexo de resorts. A ideia foi classificada como racista por grupos palestinos e duramente criticada pela comunidade internacional. Trump, porém, não parece ter desistido da proposta.

Nas imagens geradas por IA divulgadas pelo político é possível ver, além de piscinas, iates e prédios de luxo, uma estátua gigante, aparentemente produzida em ouro, que retrata o republicano. O Trump dourado, conforme indicam as imagens, seria instalado no centro do resort na Faixa de Gaza.

Outro a aparecer na publicação é Elon Musk, o magnata que se tornou braço-direito de Trump no novo governo, aparece relaxado em uma cadeira no resort fictício. Mais adiante, as imagens mostram o empresário jogando milhares de dólares para o alto na areia da praia enquanto é aplaudido por turistas. Crianças palestinas, depois, disputam as notas que caem do céu.

Por fim, Netanyahu também é retratado, ao lado de Trump, aproveitando o luxuoso hotel instalado no histórico enclave palestino. Ao fundo é possível ler a frase ‘Trump Gaza’, que seria o nome da hospedagem imaginada pelo republicano.

A música usada, também aparentemente gerada por IA, diz que ‘Trump irá te libertar’ e que Gaza não terá mais ‘guerra e medo’. O ‘futuro será brilhante’, diz ainda a voz robótica ao exibir pequenas estatuetas douradas com a imagem de Trump.

A produção divulgada por Trump nesta quarta-feira também indica que a intenção do norte-americano é tirar a polêmica ideia do papel ainda este ano. A sinalização está no início do vídeo, que indica que as imagens mostram “Gaza em 2025”.

A região, porém, ainda está em guerra, apesar de uma frágil trégua em vias de ser encerrada. Um novo cessar-fogo será negociado nos próximos dias com o objetivo de trazer “uma paz duradoura” para a Faixa de Gaza. Não há, porém, detalhes sobre como o fim do conflito se dará, já que Hamas e Israel caminham em sentidos opostos com as demandas para o fim da guerra.

Veja o vídeo publicado por Trump:

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo