Mundo
Exército israelense anuncia ataque contra membro ‘importante’ do Hezbollah no Líbano
A identidade do alvo da ação militar, que ocorre durante um acordo de cessar-fogo, não foi divulgada


O exército israelense anunciou, nesta quarta-feira 26, um ataque contra um membro “importante” do movimento islamista Hezbollah no Líbano.
“Há pouco tempo, [o exército] realizou um ataque preciso e baseado em informações de inteligência contra um importante terrorista do Hezbollah da unidade 4400 na região de Qasr, no norte do Líbano”, indicou o exército em um comunicado.
A agência nacional de notícias libanesa, NNA, reportou que “um drone inimigo atacou um veículo na estrada Hermel-Qasr”, no nordeste do país, “deixando um morto e um ferido”.
O ataque ocorreu após Israel realizar, na terça-feira, outra ação similar que deixou dois mortos no leste do Líbano, na região de Janta, indicou a NNA.
Segundo o exército israelense, o bombardeio atingiu “terroristas do Hezbollah” que “haviam sido identificados operando em uma instalação de produção e armazenamento de armas estratégicas” do movimento libanês.
Segundo o exército israelense, a atividade detectada no local atacado na terça-feira constituiu “uma violação flagrante do acordo de cessar-fogo“.
Hezbollah e Israel se acusam mutuamente de violar o acordo de cessar-fogo que pôs fim à guerra em 27 de novembro.
O movimento xiita foi consideravelmente debilitado nesse conflito, pois Israel destruiu grande parte de seu arsenal e matou muitos de seus líderes, provocando seu isolamento na cena política libanesa.
Israel manteve tropas em cinco pontos “estratégicos” na fronteira com o Líbano mesmo após o fim do prazo previsto para sua retirada completa, o que foi denunciado como uma “ocupação” por Beirute e pelo Hezbollah.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Corpos de reféns de Gaza são entregues pelo Hamas; presidente de Israel diz estar devastado
Por CartaCapital
Hamas e Israel anunciam nova troca de corpos de reféns por prisioneiros
Por AFP