Esporte
Secretário de Rio Preto é exonerado e será investigado por injúria racial após confusão em jogo do Palmeiras
Fábio Marcondes (PL) também pediu afastamento do cargo de vice-prefeito da cidade


O Secretário de Obras de Rio Preto, de São Paulo, Fábio Marcondes, do PL, foi exonerado do cargo na manhã desta segunda-feira 24, após se envolver em uma confusão na noite de domingo 23, no estádio José Maria de Campos Maia, o Maião, durante a partida entre Mirassol e Palmeiras pela última rodada do Paulistão 2025.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram Marcondes xingando um segurança do Palmeiras de ‘lixo’ e ‘macaco velho’. Marcondes é investigado por injúria racial.
Em nota, a prefeitura confirmou a exoneração do secretário e também informou que ele pediu licença do cargo de vice-prefeito do município.
“A Prefeitura de São José do Rio Preto reafirma seu compromisso inegociável com os princípios da igualdade, do respeito e da justiça. Repudiamos veementemente qualquer ato de racismo e lamentamos profundamente o ocorrido”, registrou a gestão municipal em comunicado.
Fábio Marcondes que, em um primeiro momento desativou o perfil no Instagram, reativou a conta nesta segunda-feira e publicou uma nota sobre o ocorrido.
Segundo o agora ex-secretário, as imagens divulgadas representam ‘apenas um recorte dos acontecimentos” e não refletem a totalidade dos fatos.
“Afirmo com convicção que jamais tive a intenção de ofender ou prejudicar qualquer indivíduo ou grupo – em especial, o segurança da delegação da Sociedade Esportiva Palmeiras”, registrou, em um trecho do comunicado.
“Ciente da responsabilidade inerente à função que exerço e com o compromisso irrestrito com a transparência e a ética, esclareço que os eventos ocorreram em âmbito estritamente pessoal, sem qualquer relação com minhas atribuições na Secretaria de Obras ou com o cargo de Vice-Prefeito. Em respeito à dignidade da função pública e à confiança que a população deposita em mim, apresento, nesta manhã, meu pedido de exoneração do cargo de Secretário de Obras e, por prescrição médica, a licença temporária do cargo de Vice-Prefeito”, completou.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública confirmou que Fábio Marcondes será investigado por injúria racial, após o segurança do Palmeiras registrar um boletim de ocorrência. Segundo a pasta, a ocorrência foi registrada pela Delegacia de Mirassol e encaminhada ao 1º DP da cidade, responsável pela área, que prosseguirá com as investigações. Ainda de acordo com a SSP, o autor da denúncia será ouvido nos próximos dias.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Áudios mostram ligação entre militares de alta patente e manifestantes golpistas
Por CartaCapital
Caiado, alvo de processo de inelegibilidade, anuncia pré-candidatura à Presidência
Por CartaCapital