CartaExpressa

Caiado, alvo de processo de inelegibilidade, anuncia pré-candidatura à Presidência

O governador goiano fará evento em Salvador, na Bahia, no início de abril para formalizar a decisão

Caiado, alvo de processo de inelegibilidade, anuncia pré-candidatura à Presidência
Caiado, alvo de processo de inelegibilidade, anuncia pré-candidatura à Presidência
Ronaldo Caiado. Foto: José Cruz/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), anunciou, neste fim de semana, a data do lançamento da sua pré-candidatura à Presidência da República. 

Em publicação na rede social X, o antigo Twitter, Caiado confirmou que o evento que o colocará como concorrente do Planalto pelo União Brasil vai acontecer no próximo dia 4 de abril, no Centro de Convenções de Salvador, na Bahia. 

“No dia 4 de abril, às 9h, no Centro de Convenções de Salvador, lançaremos nossa pré-candidatura à Presidência. Conto com vocês nessa caminhada por um país mais justo, próspero, seguro e forte”, escreveu Caiado no sábado 22.

Ricos de inelegibilidade

A questão é saber se a Justiça Eleitoral vai autorizar Caiado a se candidatar. Em dezembro, uma decisão em primeira instância da Justiça goiana considerou o governador inelegível por oito anos.

Segundo a decisão, Caiado cometeu abuso de poder político ao realizar eventos no Palácio das Esmeraldas, sede do governo goiano, em apoio ao prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil). Cabe recurso.

Em termos de preferência do eleitorado, pesquisas recentes mostram que Caiado ainda tem pouca popularidade na disputa nacional. O instituto AtlasIntel, por exemplo, mostrou que Caiado tem 5,9% das intenções de voto em um cenário que teria o presidente Lula (PT) com 41,1% e o governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos) com 26,2%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo