CartaExpressa
Israel faz primeira operação com tanques na Cisjordânia em mais de 20 anos
Ministro da Defesa israelense confirmou esvaziamento de campos de refugiados no norte da Cisjordânia
O exército de Israel enviou tanques para a Cisjordânia, na primeira operação israelense com esses veículos militares na região em mais de vinte anos. A informação foi divulgada neste domingo 23 pelo jornal Times of Israel.
Segundo a publicação, as operações foram realizadas pelas Tropas da Brigada de Infantaria Nahal e da Unidade de Comando Duvdevan em vilas em Jenin, uma das maiores cidades da Cisjordânia.
Em meio à operação, o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, disse que o exército esvaziou três campos de refugiados no norte da Cisjordânia. Segundo a autoridade, o local estava sob ordens de não permitir que moradores retornassem.
“Quarenta mil palestinos já foram evacuados dos campos de refugiados de Yanín, Tulkarem e Nus Shams, e esses campos estão agora vazios”, disse o ministro.
Na Cisjordânia, Israel pretende pôr fim às atividades de grupos terroristas armados. Por outro lado, palestinos acusam as tropas de Israel de usarem as operações para deslocá-los de maneira permanente.
A ação de hoje é a primeira a usar tanques israelenses desde da Operação Escudo Defensivo, realizada em 2002.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


