Do Micro Ao Macro
Pesquisa aponta que 56% das empresas investem até 5% do faturamento em marketing digital
Estudo feito pela 8D Hubify revelou ainda que 56,7% delas pretendem aumentar os aportes na área em 2025; especialista avalia que as empresas devem diversificar as estratégias para alcançar um público ainda mais qualificado


Uma pesquisa realizada pela 8D Hubify, agência especializada em experiência do cliente, mostrou que 56,1% das empresas brasileiras investem até 5% do faturamento em marketing digital ou não monitoram essa métrica.
O estudo, que ouviu 363 empresas de pequeno, médio e grande porte, também apontou que 56,7% dos entrevistados pretendem aumentar os investimentos na área em 2025.
Além disso, 70,9% já utilizam inteligência artificial (IA) no marketing, enquanto 8,5% planejam adotar a tecnologia em breve.
Apesar da intenção de ampliar os recursos, os valores aplicados em 2024 ainda estão abaixo das recomendações de mercado.
Relatórios da Forrester Research e eMarketer sugerem que empresas consolidadas devem destinar entre 6% e 12% do faturamento ao marketing digital, enquanto negócios menores precisam investir de 12% a 20% para se manterem competitivos.
Fonte: 8DHubify
Mídia paga lidera estratégias de marketing em 2024
De acordo com o estudo, a mídia paga é a principal estratégia adotada pelas empresas em 2024, representando 28,2% dos investimentos.
Em seguida, aparecem redes sociais (17,3%), inbound marketing (15,7%), branding (8,5%) e marketing de CRM (3,9%). Outras táticas, como SEO (6,6%), marketing de conteúdo (6%) e marketing conversacional (3,9%), também foram mencionadas.
Para 2025, as empresas planejam reforçar os investimentos em mídia paga (28,5%), inbound marketing (15,4%) e redes sociais (12,7%).
A mídia paga foi apontada como a estratégia com maior retorno sobre investimento (ROI) por 28,6% dos respondentes.
Marketing conversacional ganha espaço
O estudo também destacou o crescimento do marketing conversacional, com 14,1% das empresas planejando adotar a estratégia em 2025.
Essa abordagem utiliza ferramentas como chatbots e IA para agilizar e personalizar a comunicação com os clientes. Além disso, 72,3% das empresas pretendem incorporar novas ferramentas ao seu escopo no próximo ano.
Segundo Fabio Duran, CEO da 8D Hubify, “o cliente busca conveniência e respostas rápidas.
Ferramentas de marketing conversacional, quando bem estruturadas, podem aumentar a conversão e melhorar a experiência do cliente, reduzindo a necessidade de equipes operando em tempo integral.”
Fonte: 8DHubify
Diversificação de estratégias é chave para o crescimento
Fabio Duran também ressaltou a importância de diversificar as estratégias de marketing.
“A integração entre marketing, vendas e sucesso do cliente, conhecida como Revenue Operations (RevOps), é fundamental para impulsionar o crescimento sustentável. O desafio é construir um ecossistema de estratégias que funcionem de forma complementar”, explicou.
Com o aumento do uso de IA e a consolidação de estratégias como mídia paga e redes sociais, as empresas buscam fortalecer sua presença digital e ampliar os resultados.
A pesquisa indica que, embora os investimentos atuais estejam abaixo do ideal, a tendência é de crescimento nos próximos anos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.